Bolo veludo vermelho
_250g de farinha com fermento peneirada
_1/2 colher de chá de sal
_2 colheres de sopa (15 gramas) de chocolate em pó
_120g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
_300g de açúcar
_2 ovos grandes
_1 colher de chá de extracto de baunilha
_240ml de buttermilk
_2 colheres de sopa de corante alimentar encarnado
_1 colher de chá de vinagre branco
_1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Cobertura - chantily
_400ml de natas frescas para bater
_4 colheres de sopa de açúcar em pó
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de fundo removível (23cm) forre o fundo de cada uma com papel vegetal. Reserve.
Numa taça grande, misture a farinha peneirada, o sal e o chocolate em pó. Com a batedeira eléctrica bata a manteiga até ficar macia (2 minutos). Junte o açúcar e bata até obter um creme (3 minutos). Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Numa tigela junte o corante vermelho ao buttermilk. Com a batedeira eléctrica em velocidade baixa, junte alternadamente em 3 adições o buttermilk e a mistura de farinha ao creme de manteiga. Numa pequena taça misture o vinagre e o bicarbonato de sódio e adicione à massa do bolo.
Rapidamente divida a massa pelas duas formas e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer os bolos nas formas por cerca de 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha de rede.
Para o chantily:
Bata as natas frescas com o açúcar (refrigeradas por um mínimo de 4 horas) até estarem firmes.
Montagem:
Coloque uma das metades do bolo num prato, espalhe por cima porção de chantily e coloque por cima a outra metade. Cubra completamente o bolo com o restante chantily. Leve ao frigorífico até servir.
Sem comentários:
Enviar um comentário